Google

domingo, 25 de março de 2007

Games violentos

Jogos de computador com cenas de violência aumentam a probabilidade de seus usuários se comportarem de maneira agressiva, de acordo com um estudo de uma equipe da Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos. Pesquisas anteriores haviam concluído que as pessoas que usam tais jogos possivelmente já eram agressivas por natureza e os escolhiam por causa dessa característica.

O novo estudo monitorou a atividade cerebral de 39 jogadores e sugeriu uma relação de causa-efeito baseada em impacto emocional.

Quando viam imagens de violência na vida real, os usuários de jogos de computador violentos manifestavam pouca reação.

Alem disso, as pessoas têm a sensibidade reduzida e ganham resistência a dores enquanto jogam videogame. Foi o que reveleu uma pesquisa realizada pela Wheeling Jesuit University, nos EUA.

O professor de psicologia da Wheeling Jesuit University, Bryan Raudenbush, fez uma experiência com 30 estudantes: cada um deles teve a mão submersa em água muito gelada, primeiro sem qualquer distração e outras duas vezes jogando games de tiroteio e Mah Jongg (uma espécie de quebra-cabeça chinês com peças que lembram as do dominó). Resultado: aqueles entretidos com o jogo de tiroteio toleraram a dor por cerca de um minuto a mais do que os que se distraíram com o game Mah Jongg. Segundo o professor, embora seu estudo estivesse restrito a analisar jovens adultos, seus resultados devem ser ainda mais acentuados em crianças. "Somente o game de ação produziu efeito", disse Raudenbush. Também há o lado positivo: médicos e hospitais podem usar o videogame para distrair crianças durante procedimentos dolorosos.

Nenhum comentário: